.::Solar do Cerrado::.
 

VI - Uso e Manutenção do Imóvel

SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS – SPDA (PÁRA-RAIO)

Descrição do Sistema

Sistema completo destinado a proteger a estrutura do edifício contra efeitos das descargas atmosféricas.

 

Prazos de Garantia

Problemas com a instalação e equipamentos – 1 ano.          

Cuidados de Uso

 - Todas as construções acrescentadas à estrutura posteriormente à instalação original, tais como antenas e coberturas, deverão ser conectadas ao sistema ou este deverá ser ampliado mediante consulta a profissional habilitado;

- Jamais se aproximar dos elementos que compõem o sistema e das áreas onde estão instalados em momentos que antecedam chuvas ou nos períodos em que elas estiverem ocorrendo;

- O sistema SPDA não tem a finalidade de proteger aparelhos elétricos e eletrônicos, recomenda-se o uso de dispositivos DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos), dimensionados para cada equipamento.

 

Manutenção Preventiva

 Devem ser feitas inspeções no sistema da seguinte forma:

 A cada 1 mês: Verificar o status dos dispositivos de proteção contra surtos (DPS), que, em caso de acionamento, desamam para a proteção das instalações, sem que haja descontinuidade. É necessário adicionamento manual, de modo a garantir a proteção no caso de novo incidente;

- A cada 1 ano: Inspecionar sua integridade e reconstituir o sistema de medição de resistência conforme legislação vigente. Fazer laudo de aterramento e de continuidade elétrica, com anotação de responsabilidade técnica (ART) Deve ser feita por empresa especializada.

b)     Inspeções completas conforme norma ABNT NBR 5419 devem ser efetuadas  em intervalos de:

A cada 5 anos: para estruturas residenciais, comerciais, administrativas, agrícolas, industriais, excetuando-se áreas classificadas como de risco de incêndio e de explosão. Deve ser feita por empresa especializada.

c) Quando for constatado que o SPDA foi atingido por uma descarga atmosférica as inspeções devem ser feitas por profissional habilitado, o qual deve:

Verificar se todos os componentes estão em bom estado. Conexões e fixações deverão estar firmes e livres de corrosão.

Verificar se o valor da resistência de aterramento continua compatível com as condições do subsistema de aterramento e com a resistividade do solo.

Observação: Documentação técnica

Deve ser mantida com o Condomínio atestado de medição com o registro de valores medidos de resistência de aterramento a ser utilizado nas inspeções, laudo de continuidade elétrica com ART, laudo de aterramento com ART. Assim como qualquer modificação ou reparos no SPDA e novos projetos, se houver.

Perda da Garantia

- Caso sejam realizadas mudanças em suas características originais;

- Caso não sejam feitas as inspeções;

- Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções preventivas necessárias.

Voltar
QNO 10 - Área Especial P - Ceilândia